Network License Server Report Log Setup (Configuração do registro de relatórios do servidor de licença de rede)
Visão geral
O objetivo deste procedimento é localizar o arquivo de licença e ativar o registro de relatórios no servidor de licença de rede. Observe que este procedimento precisará ser repetido em todos os servidores de licença de rede do ambiente. Para sua conveniência, este vídeo descreve o processo explicado abaixo.
Localização do arquivo de licença
A localização do arquivo de licença é um processo simples que envolve o uso do utilitário LMTOOLS. Há várias localizações possíveis para essa ferramenta, mas geralmente ela está em C:\Program Files\Autodesk Network License Manager. Se não encontrar LMTOOLS, pesquise lmtools.exe. Depois de localizar a ferramenta, execute o seguinte procedimento:
- Clique duas vezes no arquivo lmtools.exe para iniciá-lo.
- Acesse a guia Config Services (Serviços de configuração).
- Obtenha o caminho do arquivo de licença no campo Path to the license file (Caminho para o arquivo de licença).
Criação de um arquivo de opções para ativar a geração de relatórios
Usando o Windows Explorer, navegue até o diretório em que encontrou o arquivo de licença (acima). Se houver um arquivo denominado adskflex.opt, consulte abaixo a seção Anexação de um arquivo de opções para ativar a geração de relatórios. Se não houver um arquivo denominado adskflex.opt, siga as etapas abaixo:
- Clique no botão Start (Iniciar), digite notepad (bloco de notas) e clique em OK.
- Copie e cole o seguinte texto no arquivo:
REPORTLOG +"C:\Program Files\Autodesk Network License Manager\report.rl"
O caminho acima não é obrigatório e pode não ser aplicável ao seu local de instalação. Você pode colocar o registro de relatórios em qualquer lugar no sistema de arquivos local. Se o caminho não contiver espaços, não será necessário usar aspas.
Salve o arquivo como adskflex.opt no mesmo diretório do arquivo de licença da Autodesk.
IMPORTANTE: É obrigatório salvar o arquivo no mesmo diretório do arquivo de licença.
Altere o menu suspenso Save as type (Salvar como tipo) para All Files (Todos os arquivos) para que o arquivo não seja salvo com a extensão TXT. Se a extensão do arquivo for TXT, ele não funcionará.
Anexação de um arquivo de opções para ativar a geração de relatórios
Usando o Windows Explorer, navegue até o diretório em que encontrou o arquivo de licença (acima). Se não houver um arquivo denominado adskflex.opt, consulte acima a seção Criação de um arquivo de opções para ativar a geração de relatórios. Se houver um arquivo denominado adskflex.opt, siga as etapas abaixo:
- Clique com o botão direito do mouse em adskflex.opt e selecione Open With… (Abrir com...).
- Selecione Notepad (Bloco de notas) na lista e clique em OK.
- Clique em Edit (Editar) e selecione Find… (Localizar...).
Digite REPORTLOG e clique em OK. Se não for encontrado nenhum resultado, passe para a próxima etapa. Se a sintaxe for encontrada, o registro de relatórios já estará configurado. Verifique se ele existe na localização especificada do sistema de arquivos. Se ele existir, não será necessário executar nenhuma etapa adicional.
- Copie e cole o seguinte texto no final do arquivo:
REPORTLOG +"C:\Program Files\Autodesk Network License Manager\report.rl"
O caminho acima não é obrigatório e pode não ser aplicável ao seu local de instalação. Você pode colocar o registro de relatórios em qualquer lugar no sistema de arquivos local. Se o caminho não contiver espaços, não será necessário usar aspas.
- Salve o arquivo.
Implementação do arquivo de opções
Para implementar o novo arquivo de opções ou implementar alterações em um arquivo de opções existente, é preciso reiniciar o serviço do servidor de licença (não o servidor propriamente dito). A releitura do arquivo de licença não é suficiente.
- Abra LMTOOLS (consulte as etapas acima para localizar lmtools.exe) e acesse a guia Stop/Start/Reread (Parar/Iniciar/Reler).
- Clique em Stop Server (Parar servidor), aguarde de 5 a 10 segundos e clique em Start Server (Iniciar servidor).
- Verifique se o arquivo de opções está sendo usado e se o registro de relatórios foi iniciado. Para isso, acesse a guia Config Services (Serviços de configuração) e clique em View Log... (Exibir log...) à direita de Path to the debug log file (Caminho para o arquivo de log de depuração).
- Você deverá observar algo semelhante ao seguinte:
Os dois caminhos podem refletir localizações diferentes dependendo da localização do arquivo de licença e/ou do relatório.
IMPORTANTE
ETAPA 1: Forneça uma cópia do registro de depuração para o representante da Autodesk ou o parceiro da Autodesk para confirmar que o registro de relatórios foi iniciado.
ETAPA 2: Permita que o registro de relatórios seja executado por pelo menos 10 dias antes de fornecê-lo, juntamente com uma cópia do arquivo de licença (caminho obtido anteriormente), ao representante da Autodesk ou ao parceiro da Autodesk. Dê ao registro de relatórios e ao arquivo de licença o nome do servidor.
Exemplo:
Registro do relatórios: server1234_report.rl
Arquivo de licença: server1234_license.lic