Features (Operações)

Esta página oferece uma visão geral dos recursos disponíveis no Autodesk Inventory Tool.

Para descobrir dispositivos, o AIT usa um dos seguintes métodos:

  • Active Directory: Dispositivos recuperados do Active Directory ou de unidades organizacionais especificadas.
  • Intervalo de endereços IP: Dispositivos detectados em um intervalo de endereços IP especificado ou em um determinado endereço de rede CIDR.
  • Lista de dispositivos: Uma lista nomeada de dispositivos fornecida em um arquivo de texto simples.
  • Dispositivo único: Um dispositivo nomeado individual.

O AIT coleta as seguintes informações nos dispositivos Windows:

  • Informações de configuração e hardware do dispositivo
  • Informações do sistema operacional Windows
  • Softwares Autodesk instalados (instalações do MSI)
  • Registro de instalação/desinstalação de softwares Autodesk
  • Dados de licença de softwares Autodesk
  • Últimos dados usados para softwares Autodesk

O AIT usa o WMI para se comunicar com dispositivos e coletar informações. Ele oferece suporte à Instrumentação de gerenciamento do Windows e à mais recente Infraestrutura de gerenciamento do Windows. Por padrão, o AIT usa a Instrumentação de gerenciamento do Windows. Se desejar, você pode alterar a configuração para forçar o uso da Infraestrutura de gerenciamento do Windows, mas isso não é recomendado.

O AIT pode usar as credenciais do usuário conectado (autenticação integrada) para acessar o Active Directory e verificar dispositivos, ou pode usar credenciais fornecidas para uma conta de usuário alternativa. As credenciais podem ser fornecidas diretamente durante a execução do aplicativo, com suporte total ao utilitário Secure Credentials quando o script é executado, de modo que o nome de usuário e a senha sejam criptografados na linha de comando ou no script em lote.

O AIT pode verificar vários dispositivos ao mesmo tempo (15 por padrão), e o número de conexões simultâneas pode ser configurado no arquivo AIT.exe. config. O uso de várias conexões simultâneas agiliza a verificação quando há múltiplos dispositivos.

Geralmente, quando você usa uma Verificação de inventários ad hoc sem agentes, é necessário executar verificações frequentes para garantir que todos os dispositivos tenham sido capturados. Você pode usar o Agendador de tarefas do Windows para configurar o AIT para ser executado de acordo com um cronograma definido. Com isso, só será realizado um novo inventário de dispositivos na data agendada para a próxima verificação (por padrão, sete dias), o que reduz a carga sobre os dispositivos e a rede.

Se você estiver usando o método de verificação Active Directory, o AIT filtrará os dispositivos com base na última data de login, incluindo apenas os dispositivos que fizeram login na rede dentro de um número especificado de dias (45 por padrão). Isso garante que somente os dispositivos ativos sejam incluídos.  Além disso, o AIT poderá incluir apenas um subconjunto dos dispositivos. Para isso, ele especificará a unidade organizacional (UO) a ser usada como o caminho de pesquisa raiz. Só serão incluídos os dispositivos contidos na UO especificada e em suas UOs filhas.

O Windows Client para AIT oferece uma interface fácil de usar que permite explorar os dados de inventário coletados nos dispositivos. O Windows Client exibe a lista de dispositivos, gerada na última verificação, juntamente com todos os dados de inventário. Os dispositivos que não puderem ser verificados devido a problemas, como credenciais incorretas, também serão listados e estarão acompanhados dos erros ocorridos. As verificações de inventários ad hoc sem agentes podem ser iniciadas diretamente na interface do Windows, que executa o aplicativo de console AIT em segundo plano.

Se você usar o AIT como verificador de rede via script de logon, cada dispositivo gerará um arquivo de inventário separado em uma localização de pasta central. Você poderá importar os arquivos da interface do Windows do AIT para um armazenamento de dados central do AIT ou executando o aplicativo de console AIT.

Você também poderá exportar os dados coletados pelo AIT para o formato XLSX, que pode ser consumido diretamente por soluções de terceiros.