Ad Hoc Agentless Inventory Scan (Verificação de inventários ad hoc sem agentes)

As verificações de inventário ad hoc sem agentes podem ser executadas diretamente no espaço de trabalho Scan (Verificar) da interface do usuário do AIT. Há três seções no espaço de trabalho Scan (Verificar):

Discovery Method (Método de descoberta)

O método de descoberta determina o modo como os dispositivos do computador serão descobertos na rede. Será feito ping de cada dispositivo descoberto para determinar se ele está ativo na rede. Se estiver ativo, o dispositivo será incluído na verificação.

Os métodos de descoberta disponíveis são descritos abaixo.

Active Directory

O método de descoberta Active Directory recupera dispositivos registrados com um domínio do Active Directory. No campo Active Directory, insira o nome do domínio, o endereço IP de um dos controladores de domínio ou uma unidade organizacional (UO) específica. O nome de domínio pode ser o nome DNS ou NetBIOS do domínio. Por exemplo:

Valor
Descrição
acmecorp.local

Nome DNS do domínio

acmecorp Nome NetBIOS do domínio
10.211.55.10 Endereço IP de um dos controladores do domínio
CN=Computers,DC=acmecorp,DC=local UO especificada e suas UOs filhas

Intervalo de IP

O método de descoberta IP Range (Intervalo de IP) permite que o AIT detecte dispositivos ativos incluídos no intervalo de rede definido. Para isso, esse método faz ping de cada endereço IP contido no intervalo e inclui todos os endereços IP para os quais recebe resposta. O IP Range (Intervalo de IP) é fornecido como endereços IP From (De)To (A). Por exemplo:

10.211.55.1-10.211.55.255

O AIT tentará fazer ping por ICMP de cada endereço IP e, se houver alguma resposta, o endereço IP será incluído na verificação de inventário. Se seu ambiente não estiver configurado para permitir solicitações de eco de ICMP, você precisará configurá-lo antes de usar este método. Para obter mais informações sobre como ativar as opções de ICMP por meio da Política de grupo, acesse: https://docs.microsoft.com/en-us/windows/security/threat-protection/windows-firewall/create-an-inbound-icmp-rule

Lista de dispositivos

O método de descoberta Device List (Lista de dispositivos) possibilita a verificação de uma lista de dispositivos fornecendo um arquivo de texto que contém uma lista de nomes de dispositivos ou endereços IP. O arquivo de texto deve ter um nome de dispositivo ou um endereço IP por linha. Por exemplo, com um arquivo denominado computer.txt:

ACMEPC01

ACMEPC02

ACMEPC03

10.211.55.32

Dispositivo específico

O método de descoberta Specific Device (Dispositivo específico) possibilita a verificação de um dispositivo individual fornecendo o nome ou o endereço IP do dispositivo. O valor padrão é localhost, usado para verificar o computador que está executando o AIT. Esse valor pode ser substituído pelo nome ou pelo endereço IP do dispositivo a ser verificado.

Autenticação

O AIT usará a autenticação configurada para as descobertas (se comunicando com o Active Directory) e para a verificação de dispositivos descobertos por meio do WMI. Dessa forma, as credenciais usadas devem ter permissões para ambos os dispositivos de descoberta e realizar o inventário do dispositivo.

Estas são as duas opções de autenticação:

  • Windows Integrated (Windows integrado): use as credenciais do usuário conectado, ou seja, o usuário que está executando o aplicativo.
  • Credentials (Credenciais): use um conjunto diferente de credenciais de logon do Windows para verificar os dispositivos. Geralmente, essas credenciais correspondem a uma conta de domínio com permissões relevantes em todos os recursos a serem inventariados. O formato correto do User Name (Nome de usuário) é domínio\nomedeusuário. Por exemplo:

Início da verificação

Para iniciar a verificação de inventário ad hoc sem agentes, clique no botão Start (Iniciar):

Quando você executar uma verificação usando um dos métodos de descoberta descritos acima, o armazenamento de dados será descarregado; portanto, a guia View (Exibir) não conterá dados até que a verificação seja concluída e o armazenamento de dados seja recarregado.

O andamento da verificação será exibido na janela Scan Log (Registro da verificação), com as entradas mais recentes na parte inferior. Quando a verificação for concluída, o registro mostrará o seguinte:

Scan Complete - Reloading Data Store (Verificação concluída - Recarregando armazenamento de dados)

Reload Complete (Recarregamento concluído)

Os recursos inventariados nos últimos sete dias não serão verificados novamente, a não ser que você marque a caixa de seleção Force Rescan (Forçar nova verificação).