Manual Inventory Form (Formulário de inventário manual)

O seguinte processo foi desenvolvido para ambientes nos quais não é possível tirar partido da Autodesk Inventory Tool (AIT) para concluir uma revisão de software.  A AIT foi desenvolvida para ajudar os clientes no processo de revisão de software e deve ser seriamente ponderada antes de adotar o processo descrito a seguir, uma vez que irá reduzir drasticamente o nível de esforço envolvido e garantir uma recolha de dados completa e precisa.  Se quiser reconsiderar a utilização da AIT, consulte as seguintes perguntas para compreender melhor como é que a ferramenta pode ser implementada no seu ambiente.  Se ainda tiver perguntas, contacte o seu representante da Autodesk para obter ajuda.

Elementos a entregar

São necessários os seguintes elementos a entregar após a conclusão do processo.  Estes ficheiros podem ser enviados ao seu representante do LC.  

  1. Lista de PCs exclusivos exportada do Active Directory ou da ferramenta de inventário da empresa a mostrar todo o ambiente de PC.
  2. Capturas de ecrã de todas as informações de produto numa pasta organizada por nome de PC.  As imagens gerais necessárias para cada PC são as seguintes: 
    • Informações do sistema a mostrar o nome do PC e a instalação do Windows
    • Adicionar/remover programas com a pesquisa “Autodesk”
    • Dados da licença para cada produto Autodesk instalado em cada PC no seu ambiente. 
  3. Formulário de inventário manual que se encontra abaixo com todos os detalhes adicionados, conforme descrito abaixo.

Fase 1: Verificar o âmbito

Este passo pode ser evitado se planear executar o processo manual com todos os dispositivos da rede. 

  1. Exporte uma lista de nomes dos PCs exclusivos do Active Directory ou da ferramenta de inventário, como o SCCM.  Se utilizar o SCCM, utilize a seguinte consulta.

select SMS_R_System.ResourceId, SMS_R_System.ResourceType, SMS_R_System.Name, SMS_R_System.SMSUniqueIdentifier, SMS_R_System.ResourceDomainORWorkgroup, SMS_R_System.Client, SMS_G_System_ADD_REMOVE_PROGRAMS_64.DisplayName, SMS_G_System_ADD_REMOVE_PROGRAMS_64.Publisher from  SMS_R_System inner join SMS_G_System_ADD_REMOVE_PROGRAMS_64 on SMS_G_System_ADD_REMOVE_PROGRAMS_64.ResourceID = SMS_R_System.ResourceId where SMS_G_System_ADD_REMOVE_PROGRAMS_64.Publisher like "autodesk"

  1. Envie isto ao seu representante da Autodesk para acordar o âmbito da revisão.

Fase 2: Recolher informações sobre cada PC

Esta fase mostra o processo de identificar que produtos Autodesk estão instalados em cada PC e que dados são necessários antes de enviar para a Autodesk.

  1. Abra os detalhes do sistema e tire uma captura de ecrã a mostrar o nome do dispositivo, o ID do dispositivo e a data de instalação do Windows.
  1. Adicione a captura de ecrã acima à pasta de capturas de ecrã que está a utilizar para gerir este processo. Certifique-se de que o nome da imagem tem o seguinte formato: “Nome do dispositivo-Informações do sistema.png” (aceitam-se os formatos png ou jpg).
  1. Abra Adicionar/remover programas e procure “Autodesk”.  
  2. Tire capturas de ecrã de todos os produtos listados.  Se a lista tiver mais do que uma página, tire uma captura de ecrã de cada deslocamento de página completa.
  1. Guarde as capturas de ecrã para enviar.  Mantenha a seguinte convenção de nomenclatura: “<Nome do dispositivo>-Programas 1,2,3….png”
  1. Execute o seguinte script do PowerShell para gerar uma lista dos produtos Autodesk.   Se não conhecer os scripts do PowerShell, consulte este guia de formação.  Se já tiver sido acordada uma lista de produtos em cada PC pelo seu representante da Autodesk, avance para o passo 9.

Get-WmiObject -Class Win32_Product | where vendor -eq Autodesk |Export-Csv -Path C:\AutodeskProductsManual.csv

  1. Depois de executar o script, localize o ficheiro .csv que se encontra nesta localização: “C:\AutodeskProductsManual.csv”
  1. Transfira os conteúdos do ficheiro .csv acima para o Formulário de inventário manual. Os campos obrigatórios serão
    1. a coluna R (InstallDate) mapeada para a coluna M (Installation_Date)
    2. a coluna Y (Name) mapeada para a coluna B (Autodesk_Products)
    3. Windows_Installation_Date (que se encontra nas definições do sistema)
    4. PC_Name (que se encontra nas definições do sistema)
  1. Abra todos os produtos listados acima e tire uma captura de ecrã do Gestor de licenças (pode encontrá-lo ao abrir Help/About/Manage license… [Ajuda/Acerca de/Gerir licença…]).  Depois de tirar a captura de ecrã, guarde a imagem com o seguinte formato: “<Nome do dispositivo>-<Nome do produto><Versão/ano do produto>.png” (exemplo: “BITesting-AutoCAD 2017.png”). Exemplo abaixo:
  1. Para cada produto no passo 10, preencha os dados destacados no Formulário de inventário manual: 
    1. Exemplo de instalação (autónoma) de série:
  1. Exemplo de instalação de rede
  1. Exemplo de instalação de utilizador
  1. Assim que o formulário estiver preenchido e as capturas de ecrã tiverem sido tiradas para todos os detalhes de licença de produtos numa máquina, conclua os passos 1 a 11 para todos os produtos Autodesk instalados em todas as máquinas anteriormente acordados junto do seu representante Autodesk.
  2. Quando todas as máquinas tiverem sido documentadas, compile todos os elementos a entregar listados acima num ficheiro zip para enviar à Autodesk.