Network License Server Report Log Setup (Configuração do registo de relatório do servidor de licença de rede)
Descrição geral
O objetivo deste procedimento é localizar o ficheiro de licença e ativar o registo de relatórios no servidor de licenças de rede. Tenha em atenção que este procedimento terá de ser repetido para todos os servidores de licenças de rede no seu ambiente. Este vídeo descreve o processo abaixo indicado, para sua comodidade.
Localizar o ficheiro de licença
Localizar o ficheiro de licença é um processo simples, que implica a utilização do utilitário LMTOOLS. A ferramenta pode ser encontrada numa de muitas localizações; contudo, geralmente está localizada em C:\Programas\Autodesk Network License Manager. Se não conseguir localizar o utilitário LMTOOLS, basta pesquisar por lmtools.exe. Depois de localizado, efetue o seguinte:
- Inicie o lmtools.exe ao clicar duas vezes no mesmo
- Aceda ao separador Config Services (Serviços de Configuração)
- Obtenha o caminho do ficheiro de licença a partir do campo Path to the license file (Caminho do ficheiro de licença)
Criar um ficheiro de opções para ativar a elaboração de relatórios
Com o Explorador do Windows, procure o diretório onde está localizado o ficheiro de licença (acima). Se conseguir ver um ficheiro existente denominado adskflex.opt, consulte a secção abaixo denominada Anexar um ficheiro de opções para ativar a elaboração de relatórios. Se não conseguir ver um ficheiro existente denominado adskflex.opt, siga os passos abaixo:
- Clique no botão Iniciar, escreva bloco de notas e clique em OK
- Copie e cole o seguinte texto no ficheiro:
REPORTLOG +"C:\Program Files\Autodesk Network License Manager\report.rl"
O caminho acima não é obrigatório e poderá não ser aplicável à localização da sua instalação. Poderá colocar o registo de relatório em qualquer localização no sistema de ficheiros local. Se o caminho não contiver espaços, não é necessário o uso de aspas em volta do mesmo.
Guarde o ficheiro como adskflex.opt no mesmo diretório que o seu ficheiro de licença da Autodesk.
IMPORTANTE: o ficheiro tem de ser guardado no mesmo diretório que o ficheiro de licença
É importante ter em atenção que tem de alterar o menu pendente Guardar com o tipo para Todos os Ficheiros para que o mesmo não seja guardado com uma extensão TXT. Se o ficheiro tiver uma extensão txt, não irá funcionar
Anexar um ficheiro de opções para ativar a elaboração de relatórios
Com o Explorador do Windows, procure o diretório onde está localizado o ficheiro de licença (acima). Se não conseguir ver um ficheiro existente denominado adskflex.opt, consulte a secção acima designada Criar um ficheiro de opções para ativar a elaboração de relatórios. Se conseguir ver um ficheiro existente denominado adskflex.opt, siga os passos abaixo:
- Clique com o botão direito do rato em adskflex.opt e selecione Abrir com…
- Selecione Bloco de Notas da lista e clique em OK
- Clique em Editar e selecione Localizar…
Escreva REPORTLOG e clique em OK. Se não forem encontrados quaisquer resultados, avance para o passo seguinte. Se a sintaxe for encontrada, já está configurado um registo de relatório. Verifique se existe no sistema de ficheiros na localização especificada. Se existir, não são necessários passos adicionais.
- Copie e cole o seguinte texto no fim do ficheiro:
REPORTLOG +"C:\Program Files\Autodesk Network License Manager\report.rl"
O caminho acima não é obrigatório e poderá não ser aplicável à localização da sua instalação. Poderá colocar o registo de relatório em qualquer localização no sistema de ficheiros local. Se o caminho não contiver espaços, não é necessário o uso de aspas em volta do mesmo.
- Guardar o ficheiro
Implementar o ficheiro de opções
Para implementar o novo ficheiro de opções ou implementar alterações num ficheiro de opções existente, tem de reiniciar o serviço do servidor de licenças (não o servidor em si). Reler o ficheiro de licença não é suficiente.
- Abra o LMTOOLS (veja os passos acima para localizar o ficheiro lmtools.exe) e aceda ao separador Stop/Start/Reread (Parar/Iniciar/Reler)
- Clique em Stop Server (Parar servidor), aguarde 5 a 10 segundos e clique em Start Server (Iniciar Servidor)
- Verifique se o ficheiro de opções está agora a ser utilizado e se o registo de relatório foi iniciado ao aceder ao separador Config Services (Serviços de Configuração) e clicar em View Log… (Ver Registo) que se encontra à direita de Path to the debug log file (Caminho do ficheiro de registo de depuração)
- Deve ver algo semelhante ao seguinte:
Ambos os caminhos poderão refletir diferentes localizações dependendo do ficheiro de licença e/ou da localização do relatório
IMPORTANTE
PASSO 1: Forneça uma cópia do registo de depuração à Autodesk ou ao representante do Parceiro Autodesk para confirmar que o registo de relatório foi iniciado.
PASSO 2: Permita que o registo de relatório seja executado durante um mínimo de 10 dias antes de disponibilizar o mesmo e uma cópia do ficheiro de licença (caminho obtido anteriormente) à Autodesk ou ao representante do Parceiro Autodesk. Atribua o nome do servidor ao registo de relatório e ao ficheiro de licença.
Exemplo:
Registo de relatório: server1234_report.rl
Ficheiro de licença: server1234_license.lic