Features (Funcionalidades)
Segue-se uma breve descrição geral das funcionalidades disponíveis na Autodesk Inventory Tool.
A AIT é capaz de detetar dispositivos através de qualquer um dos seguintes métodos:
- Active Directory: dispositivos obtidos a partir do Active Directory ou das Unidades Organizacionais especificadas
- Intervalo de endereços IP: dispositivos detetados num intervalo de endereços IP especificado ou endereço de rede CIDR
- Lista de dispositivos: uma lista de dispositivos fornecida num ficheiro de texto simples
- Único dispositivo: um dispositivo individual referido
A AIT recolhe as seguintes informações dos dispositivos Windows:
- Informações de hardware e configuração do dispositivo
- Informações do sistema operativo Windows
- Software da Autodesk instalado (Instalações da MSI)
- Registo de instalações/desinstalações de software da Autodesk
- Dados de licença para o software da Autodesk
- Os mais recentes dados utilizados para o software da Autodesk
A AIT utiliza o WMI para comunicar com os dispositivos e para recolher informações. Suporta o Instrumento de Gestão do Windows e a Infraestrutura de Gestão do Windows mais recente. Por predefinição, a AIT utiliza o Instrumento de Gestão do Windows. Se assim o pretender, é possível forçar a utilização da Infraestrutura de Gestão do Windows através de uma alteração de configuração, embora não seja recomendado.
A AIT pode utilizar as credenciais do utilizador com sessão iniciada (autenticação integrada) para aceder ao Active Directory e analisar os dispositivos ou podem ser fornecidas credenciais para uma conta de utilizador alternativa. As credenciais podem ser fornecidas diretamente ao executar a aplicação, com suporte completo para o Secure Credentials Utility ao executar o respetivo script, de maneira que o nome de utilizador e a palavra-passe sejam encriptados na linha de comandos ou script de comandos.
A AIT consegue analisar vários dispositivos em simultâneo (15 por predefinição), sendo possível configurar o número de ligações simultâneas no ficheiro AIT.exe. ficheiro de configuração. Várias ligações simultâneas diminuem o tempo total necessário para analisar vários dispositivos.
Ao utilizar uma Ad Hoc Agentless Inventory Scan (Análise de inventário sem agente ad hoc), normalmente é necessário executar análises com frequência para se certificar de que todos os dispositivos foram capturados. É possível configurar a AIT para ser executada num agendamento definido com o Programador de Tarefas do Windows e um novo inventário de dispositivos não ocorrerá até que se aproxime da data de análise (7 dias por predefinição), reduzindo a carga nos dispositivos e na rede.
Se utilizar o método de análise Active Directory, a AIT filtra os dispositivos com base na última data de início de sessão, incluindo apenas os dispositivos que iniciaram sessão na rede com um número de dias especificado (45 por predefinição), de modo a garantir que apenas os dispositivos ativos são incluídos. Além disso, a AIT pode incluir apenas um subconjunto dos dispositivos ao especificar a Unidade Organizacional (UO) a utilizar como caminho raiz da pesquisa. Isto incluirá apenas os dispositivos na UO especificada ou nas respetivas UO secundárias.
O Cliente Windows da AIT fornece uma interface fácil de utilizar para explorar os dados de inventário recolhidos dos dispositivos. O Cliente Windows apresenta a lista de dispositivos quando foram analisados pela última vez, juntamente com os dados de inventário completos. Todos os dispositivos que não foi possível analisar, devido a credenciais incorretas, também são listados, juntamente com o erro ocorrido. É possível iniciar análises de inventário sem agente ad hoc diretamente a partir da interface do Windows, que executa a aplicação de consola AIT em segundo plano.
Quando utiliza a AIT como um scanner de rede através de um script de início de sessão, cada dispositivo gera um ficheiro de inventário separado numa localização de pasta central. É possível importar os ficheiros para um armazenamento de dados central da AIT, seja a partir da interface do Windows da AIT ou através da execução da aplicação de consola AIT.
É possível exportar os dados recolhidos pela AIT para o formato XLSX, que pode ser utilizado diretamente por outras soluções de terceiros.