Scheduled Scan - Agentless (Análise agendada - Sem agente)

O botão Schedule (Agendar) na barra de tarefas do separador Scan (Analisar) permite que as opções de descoberta e análise atualmente configuradas sejam adicionadas como uma análise adicional no Scheduler (Agendador).  O botão Schedule (Agendar) fica ativo quando tiverem sido introduzidas opções de descoberta e autenticação válidas.  

Para configurar e gerir a agenda, deve selecionar o separador Scheduler (Agendador) para abrir o espaço de trabalho do Scheduler (Agendador).  

Espaço de trabalho do Scheduler (Agendador)

O espaço de trabalho do Scheduler (Agendador) pode ser utilizado para configurar e gerir análises agendadas.  As análises agendadas são efetuadas com o Agendador de Tarefas do Windows, o que permite que as análises sejam executadas quando o ScanWin não estiver a funcionar. 

Existem cinco secções no espaço de trabalho do Scheduler (Agendador): 

  • Taskbar (Barra de tarefas) – inclui vários botões para emitir ações 
  • Task Configuration (Configuração da tarefa) – serve para configurar a agenda de quando uma análise ocorre 
  • Output Location (Localização de saída) – serve para configurar o caminho de saída para registos e exportações 
  • Scans Grid (Grelha de análises) – lista as análises que foram adicionadas ao agendador 
  • Status Bar (Barra de estado) – apresentada na parte inferior, mostra o estado atual do agendador 

 O exemplo a seguir mostra um exemplo do espaço de trabalho do Scheduler (Agendador): 

As análises são adicionadas ao agendador a partir do separador Scan (Analisar) ao clicar no item Schedule (Agendar) da barra de tarefas quando tiver sido configurada uma análise válida. As análises adicionadas podem ser vistas na grelha no espaço de trabalho Schedules (Agendas). 

Assim que tiver sido feita uma alteração, como adicionar ou remover uma análise agendada, alterar a agenda ou a localização de saída, deve clicar no botão Save (Guardar) para guardar a nova configuração.  Clicar no item Save (Guardar) da barra de tarefas irá solicitar que sejam utilizadas as credenciais do utilizador. Estas são as credenciais com as quais a tarefa agendada será executada e as credenciais predefinidas serão as do utilizador cuja sessão está atualmente iniciada: 

Introduza credenciais válidas e clique em OK para guardar a configuração e atualizar o script gerado e a tarefa do Agendador de Tarefas do Windows.  

A tarefa agendada irá aparecer no Agendador de Tarefas do Windows com o nome Autodesk_AIT: 

Task Configuration (Configuração da tarefa)

A secção Task Configuration (Configuração da tarefa) pode ser utilizada para agendar os dias nos quais as análises são executadas, a hora em que começam e quantas vezes devem ser repetidas nesse dia. 

(Como predefinição, serão executadas nos dias úteis, começam às 10:00 e repetem-se a cada cinco horas durante um período de 6 horas.  Isto faz com que sejam executadas às 10:00 e às 15:00 de segunda a sexta-feira)

Expires on (Expira a) é uma data na qual a Scheduled Task (Tarefa agendada) será desativada, o que permite especificar uma data de fim para a agenda.

O botão Default (Predefinição) da barra de tarefas pode ser utilizado para repor os valores predefinidos da agenda e o botão Revert (Reverter) irá cancelar quaisquer alterações não guardadas.

Para consolidar as alterações na configuração da tarefa, utilize o botão Save (Guardar).

Output Location (Localização de saída)

A Output Location (Localização de saída) pode ser utilizada para escolher a pasta na qual os ficheiros de registo e as exportações são guardados.  A predefinição desta localização é a pasta na qual está localizado o DataStore, mas pode ser alterada ao introduzir diretamente um caminho ou ao clicar no ícone de pasta e escolher uma pasta.

Ao assinalar a caixa de verificação na opção "Export after scan is complete" (Exportar após a análise estar concluída), irá fazer com que seja executada uma exportação completa após uma análise agendada ser concluída.

Para consolidar as alterações na localização de saída, utilize o botão Save (Guardar).

Scans Grid (Grelha de análises)

A grelha de análises no centro do espaço de trabalho do Scheduler (Agendador) apresenta todas as análises atualmente adicionadas à agenda, indicando se estão ativadas, o método de descoberta, o valor da descoberta e as credenciais utilizadas.

Se uma análise tiver de ser temporariamente desativada, a caixa de verificação "Enabled" (Ativada) pode ser desmarcada para essa análise específica. Não existe uma forma direta de editar uma análise. Se for necessário realizar correções, selecione a análise e clique no botão Remove Scan (Remover análise) na barra de tarefas para a remover e readicionar ao espaço de trabalho Scan (Análise).

Para consolidar as alterações na localização de saída, utilize o botão Save (Guardar).

Toolbar (Barra de ferramentas)

A barra de ferramentas contém botões de comando que podem ser utilizados para iniciar ações específicas.

  • Save (Guardar) – irá guardar as alterações e atualizar a Tarefa Agendada do Windows, bem como solicitar as credenciais com as quais a tarefa deve ser executada.
  • Revert (Reverter) – irá anular quaisquer alterações que tenham sido feitas deste a última ação Save (Guardar). Está ativado quando existem alterações por guardar.
  • Default (Predefinição) – irá repor todas as definições para os seus valores predefinidos.
  • Remove Scan (Remover análise) – irá remover a análise selecionada da grelha.
  • Run (Executar) – irá iniciar a tarefa agendada do Windows. Está ativado quando uma análise não está a ser executada.
  • Stop (Parar) – irá parar a tarefa agendada do Windows em execução. Está ativado quando uma análise está a ser executada.
  • Delete Task (Eliminar tarefa) – irá eliminar a tarefa agendada do Agendador de Tarefas do Windows.  Clicar em Save (Guardar) irá recriá-la. É ativado quando a tarefa é criada.

Status Bar (Barra de estado)

A barra de estado apresenta o estado atual da tarefa agendada.

O texto grande no lado esquerdo apresenta o estado principal e os outros valores detalham a hora da última execução da análise, se a última execução foi concluída com sucesso e quando será executada a próxima análise.